quarta-feira, 10 de junho de 2009

Patativa do Assaré e a preservação da cultura popular


Homens como Patativa do Assaré, que lutaram para manter viva a cultura popular nordestina, merecem homenagens sempre.

Analfabeto, "sem saber as letra onde mora ", como diz num de seus poemas, foi revelado para o Brasil na década de 50, a partir da regravação de "Triste Partida", toada de retirante gravada por Luiz Gonzaga. Foi aos cinco anos de idade que Patativa, criado na Serra de Santana, Ceará, despertou para sua vocação poética. Ainda na infância o poeta cantador da mazelas do mundo perdeu a visão do olho direito, segundo ele, “mal d’olhos”.

Patativa do Assaré foi apresentado ao grande público através do cantor cearense Fagner, mas, nunca se interessou em ganhar a vida com seu dom, e viveu até 2002, ano de seu falecimento, na Serra de Santana.

Não poderia deixar de citar o poema Presente Disagradável,onde o pássaro repentista expôs o que pensava sobre o aparelho de televisão:

"Toda vez que eu ligo ele
No chafurdo das novela
Vejo logo os papo é feio
Vejo o maior tumaré
Com a briga das mulhé
Querendo os marido alheio
Do que adianta ter fama?
Ter curso de Faculdade?
Mode apresentar programa
Com tanta imoralidade !"

Apesar da falta de instrução Patativa foi um homem sábio, que escrevia seus versos inspirados no seu povo:

"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrê
Não nego meu sangue, não nego meu nome.
Olho para a fome , pergunto: que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Tem melhor tradução para o povo nordestino?

Por pessoas como Patativa, precisamos preservar a cultura popular, ela representa a nossa identidade.

Patativa do Assaré (* 05/03/1909 - 08/07/2002)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Samuel Quinto - Salsa´n Jazz


Depois do CD Latin Jazz Thrill, lançado em 2007, o pianista e compositor Samuel Quinto brinda-nos agora com seu mais novo trabalho Salsa´n Jazz, com temas de sua autoria. Brasileiro, radicado em Portugal, Samuel Quinto mescla os ritmos brasileiros ao seus trabalhos, divulgando sua música temperada pela Europa.


Parabéns Samuca, agora é divulgar o trabalho aqui no Brasil também.


Sobre Samuel: www.samuelquinto.com

Ouça: www.myspace.com/samuelquinto

Info: manager@samuelquinto.com



segunda-feira, 1 de junho de 2009

Grupo BarLavento lança CD e faz turnê na Europa


O autêntico samba-de-roda do Recôncavo baiano está de malas prontas para a Europa. O grupo BarLavento está se preparando para uma turnê internacional que promoverá a música baiana e as histórias do vilarejo de Mutá, na Ilha de Itaparica. A turnê pela Europa acontece de 23 de junho a 15 de setembro. O roteiro inclui shows em Portugal e na Itália. O convite foi feito pelo diretor artístico do Festival de Ferrara, Stefano Botoni, que já é um admirador do trabalho do BarLavento.

É a terceira vez que o grupo se apresenta no Festival de Ferrara, um dos maiores eventos de rua do mundo que reúne cerca de 900 mil pessoas. Os shows serão realizados também na região da Lombardia e na cidade de Comacchio, na província de Ferrara. Em terras portuguesas o Barlavento fará shows na Casa da América Latina, em Lisboa, e viajara para cidades portuguesas para cumprir agenda de shows.


"O Buraco de Maroca"


Finalizamos com louvor o projeto do Cd “O Buraco de Maroca” do grupo Barlavento, patrocinado pela Bahiagás através de edital para apoio institucional. Na última quinta-feira (28), foi realizado o lançamento oficial do Cd, que contou com a presença do presidente da Bahiagás, Devidson Magalhães. O staff da Bahiagás esteve presente na Varanda do Sesi Rio Vermelho até o final da apresentação do Barlavento e de seus convidados: Juliana Ribeiro, Mandaia, Júlio Caldas, Carlos Pita e Clécia Queiroz. Mais de 200 pessoas sambaram e cantaram o autêntico samba de roda baiano. Parabéns ao Barlavento e a Bahiagás por acreditar no trabalho do grupo de preservar as tradições da nossa terra.